feriado - recesso -folga - natureza - familia - diversão - tempo - qualidade - praia - montanha

Feriado no mês de Novembro de 2024

Confira as datas e programe-se 😉

  1. Dia de Finados – 2 de novembro: Esse feriado de origem cristã é dedicado à memória dos entes queridos que já faleceram. Instituído pela Igreja Católica, a tradição surgiu em 998 d.C., quando Santo Odilon de Cluny, na França, propôs um dia específico para orações em honra aos mortos. No Brasil, é comum as pessoas visitarem cemitérios, levando flores e orando por seus familiares e amigos falecidos.
  2. Proclamação da República – 15 de novembro: Esse feriado marca a mudança do regime de monarquia para república no Brasil, ocorrida em 1889. Liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, a Proclamação da República destituiu o imperador Dom Pedro II, estabelecendo a República Federativa do Brasil. Esse movimento foi inspirado por ideais republicanos e por eventos semelhantes em outros países, e o 15 de novembro se tornou um marco da transformação política no Brasil.
  3. Dia da Consciência Negra – 20 de novembro: Este feriado celebra a luta contra o racismo e valoriza a importância da cultura, da história e das conquistas dos negros na sociedade brasileira. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi é um símbolo de resistência contra a escravidão, e a data marca um momento de reflexão sobre a igualdade racial e o combate ao preconceito no Brasil. Em alguns estados e cidades, é um feriado oficial, enquanto em outras regiões é um dia de eventos, palestras e atividades educativas sobre o tema.

Estas folgas em novembro representam momentos de homenagem, memória e reflexão sobre o passado e os valores que o Brasil busca cultivar, como liberdade, igualdade e respeito pela diversidade.

Quantos feriado nacionais ocorre em 2024 ?

Em 2024, o Brasil terá 12 feriados nacionais. Aqui estão as datas:

  1. 1º de janeiro – Confraternização Universal (Ano Novo)
  2. 12 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo)
  3. 13 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo)
  4. 29 de março – Sexta-feira Santa
  5. 31 de março – Páscoa (celebração religiosa, não é feriado oficial)
  6. 21 de abril – Tiradentes
  7. 1º de maio – Dia do Trabalho
  8. 30 de maio – Corpus Christi (ponto facultativo)
  9. 7 de setembro – Independência do Brasil
  10. 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)
  11. 2 de novembro – Finados
  12. 15 de novembro – Proclamação da República
  13. 25 de dezembro – Natal

O número total de dias pode variar com a inclusão de feriados estaduais e municipais.

Uma dica é aproveitar ao máximo para se ter tempo de qualidade, com a família ou consigo mesmo, o importante e realizar uma atividade diferente e aproveitar (com toda a segurança) os recessos. Temos um artigo que pode lhe ajudar. ACESSE AQUI

Para saber todos os feriados de nível nacional, acesse gov.br

O que são feriados facultativos

Feriado facultativo é aquele em que o funcionamento de serviços e empresas não é obrigatório, ficando a decisão a critério de cada empregador ou gestor. Em vez de ser uma parada obrigatória, como ocorre nos feriados nacionais, estaduais ou municipais, a folga facultativa permite que instituições escolham se vão suspender suas atividades ou não.

Por exemplo, em feriados facultativos comuns, como o Carnaval e o Dia do Servidor Público, algumas empresas e órgãos públicos podem fechar, enquanto outras continuam funcionando normalmente.

Alguns exemplos de feriados facultativos no Brasil incluem:

  1. Carnaval – A terça-feira de Carnaval é considerada feriado facultativo em várias partes do país, assim como a segunda-feira e a Quarta-feira de Cinzas, que geralmente tem ponto facultativo até o meio-dia. A decisão de parar ou não cabe aos empregadores.
  2. Corpus Christi – Embora seja um feriado religioso, não é obrigatório em todas as cidades e estados. Assim, em várias regiões, a suspensão de atividades é facultativa.
  3. Dia do Servidor Público – Celebrado em 28 de outubro, é ponto facultativo para os servidores públicos, mas não se aplica à maioria dos trabalhadores de empresas privadas.
  4. Véspera de Natal e Véspera de Ano Novo – Em algumas empresas e órgãos públicos, o ponto é facultativo em 24 e 31 de dezembro, permitindo que os empregadores decidam sobre a suspensão das atividades.

Um comentário

Os comentários estão fechados.